quinta-feira, 29 de março de 2012

REDES SEM MAR -Tapeçarias de Portalegre em exposição


O Museu de Aveiro dá a conhecer, a partir de 29 de Março, a exposição temporária Redes sem mar: Arte Partilhada Millennium BCP, onde são apresentadas 13 tapeçarias da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre.
Patente até 13 de Maio de 2012.



Fazendo parte do Património Cultural do Millennium bcp, a colecção de tapeçarias realizadas na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e agora as fotografias de Duarte Belo e o Vídeo de António Caramelo têm uma importância extraordinária pois são testemunhos da vitalidade da cultura portuguesa contemporânea.

Nesta primeira exposição pretendeu-se destacar os artistas que de qualquer forma são criativos e também o trabalho de perícia múltipla e única da Manufactura de Portalegre. Serão apresentadas tapeçarias a partir de trabalhos de Cruzeiro Seixas, Júlio Pomar, José de Guimarães, entre muitos outros.

Quando se completaram cinquenta anos da manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Pedro Tamen aproveitou o momento para escrever que aquelas obras representavam, também "uma teia de virtudes" e falou de "esperança", de "coragem" pois "só se percorre um percurso de tantos obstáculos" e de "paciência", que o próprio ponto-por-ponto da tapeçaria metaforiza.


Informação retirada daqui e daqui.

Sem comentários: