quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

INTERIORES - Por cima da pele, por debaixo do Vestido

O estudo do traje civil, religioso, militar ou etnográfico, enche capítulos de múltiplas edições que abordam a evolução do vestuário. Muito menos atenção foi dada às vestes interiores, aquelas peças de roupa que se envergavam directamente sobre a pele: a “roupa de dentro” ou “roupa branca”. Eram peças escondidas quando usadas, quase esquecidas nos estudos do traje; podiam ser simples e funcionais, ou exprimir um gosto e cuidado raro, uma delicadeza de pormenores, uma beleza íntima e delicadeza nos detalhes. Destinadas a serem usadas sob a roupa de sair, ou na intimidade do lar, ao serem expostas, permite-nos saborear o gosto da época, o olhar proibido, o interdito, um certo erotismo – umas vezes contido, outro explícito, mostrando, ou ocultando sabiamente o corpo.
Neste mundo da “intimidade”, onde podemos ver trajes das classes trabalhadoras, lado a lado dos trajes ricos da burguesia local, mostram-se peças onde impera o decoro, junto de outras em que se insinua uma sensualidade muitas vezes reprimida.
O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim convida, pois, a visitar esta exposição já a partir do próximo Sábado, dia 11 de Fevereiro de 2012, pelas 16.00H, dia da inauguração.

Os nossos melhores cumprimentos,
                                                                                 
Deolinda Carneiro
A Directora do Museu

Informação recebida por e-mail.

Sem comentários: